segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Movimento Social - Respostas

1- O que é movimento social?
     Movimento Social é a reunião de pessoas que se põem em movimento para a conquista de alguma coisa. Na política, movimentos sociais são compostos pelo povo, normalmente excluídos de algum direito. Podemos usar como exemplo o caso dos sem-tetos lutam por teto, desempregados por trabalho, etc.

2- Quais os elementos constitutivos do movimento social?
     Os movimentos surgem por uma necessidade ideológica de construção de uma sociedade mais justa e mais humana, dentro de um contexto histórico. Os movimentos mais comuns e que são conhecidos, foram o movimento comunista, criado por Marx com a idéia de igualdade dentro para todos, e no ambito religioso encontra-se a Teologia da Libertação, que adota o pensamento de Marx, mas de forma religiosa e surgem lideranças que buscam espaço na sociedade com seus movimentos agrarios e reformas constitucionalistas.

3- Quando começou o movimento operário e a qual ideologia político-filosófica ele está mais vinculado?
     Na República Velha temos a vivência de todo um processo de transformações econômicas responsáveis pela industrialização do país. Não percebendo de forma imediata tais mudanças, as autoridades da época pouco se importavam em trazer definições claras com respeito aos direitos dos trabalhadores brasileiros. Por isso, a organização dos operários no país esteve primeiramente ligada ao atendimento de suas demandas mais imediatas.
     No início da formação dessa classe de trabalhadores percebemos a predominância de imigrantes europeus fortemente influenciados pelos princípios anarquistas e comunistas. Contando com um inflamado discurso, convocavam os trabalhadores fabris a se unirem em associações que, futuramente, seriam determinantes no surgimento dos primeiros sindicatos. Com o passar do tempo, as reivindicações teriam maior volume e, dessa forma, as manifestações e greves teriam maior expressão.
4-No pensamento de Marx e Engels qual o papel do Estado nas relações sociais.
As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.


5- Dê exemplos de novos movimentos sociais.
     Greves no país e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário